Páginas

quinta-feira, 21 de julho de 2016

LEITURA$

Fala galera!

Sempre gostei de ler dois livros em paralelo, e normalmente em idiomas diferentes... isso me permite alternar de um para o outro, caso a leitura de um deles esteja cansativa, o que evita o abandono da leitura... além de ganhar vocabulário/vivência num idioma estrangeiro (normalmente inglês, eventualmente espanhol).

Atualmente ando lendo dois livros sobre investimentos, um em português e outro em inglês: Investimentos inteligentes (Gustavo Cerbasi) e The little book of common sense investing (John C. Bogle). O livro do Bogle foi uma dica do Viver de renda, que gentilmente compartilha muito de suas experiências financeiras na blogosfera.

Fonte: google imagens

Alguém já leu esses livros? O que acharam?
Assim que eu concluir, compartilho as minhas impressões por aqui.

Dicas do pão duro

  • Eu sou usuário kindle (e-reader da Amazon). Não conhece? Veja um vídeo aqui. Portanto, ao invés de carregar os dois livros "físicos" na mochila pra lá e pra cá, baixo tudo no kindle, que é menor e mais leve que uma agenda, e leio nas horas vagas por onde eu estiver. Caso vc esteja interessado em e-readers, existem outras versões de kindle, bem como outros modelos da concorrência... mas, na minha opinião, o kindle é o melhor de todos.
  • O site LeLivros permite baixar livros para e-readers em geral, ou até mesmo em PDF (sempre em altíssimo padrão de qualidade e edição... nada de "xerox" ou "scan"). O arquivo em PDF é útil para aqueles que não possuem um e-reader, mas podem ler na tela do computador (que eu não gosto muito), utilizando qualquer leitor de PDF. O livro do Cerbasi eu baixei do LeLivros :)
  • Para aqueles que preferem livros "físicos", impressos, o site Estante Virtual é um conglomerado de sebos de todo o Brasil, que vende livros novos e usados. Repare que a EV também vende livros novos (pois temos o preconceito de que sebos vendem somente livros usados). A economia em relação às livrarias é enorme! Exemplo: tem um livro técnico da minha área (em inglês, sem tradução pro português) que eu sempre quis ter... mas nunca comprei, pois era muito caro (mais de 500 reais). Um dia busquei na EV, e achei esse livro novo (no plástico!) por 110 dilmas (foi antes do impeachment, rs)! Agora o livro está na minha estante, e já me ajudou muito.
  • Novamente pra quem quer o livro impresso, mas não quer comprar num sebo, recomendo utilizar sites que comparam preços, e mais importante: que monitoram os preços! Ou seja, se vc não tiver pressa, vc pode pedir para o site te avisar quando o livro atingir um certo preço inferior. Exemplo: se o livro custa 50 temers, vc pode "colocar um alarme" para quando ele atingir o preço de 35 temers. Isso serve se vc não tiver pressa, e obviamente não é garantia de que irá acontecer, pois depende das variáveis de mercado. De qualquer forma, as listas de preço são válidas, e eu faço para tudo que eu não tenho pressa pra comprar. O JáCotei e Bondfaro são alguns exemplos. Por fim, já observei que os preços de um mesmo produto numa mesma loja podem variar dependendo do site de busca que vc utilizou (além de variar também no site da própria loja). Por isso, sempre compare nas diferentes formas, de preferência no modo anônimo do navegador, para não cair nos algoritmos de rastreamento de IP.

E vcs, o que andam lendo?
Abraço

15 comentários:

  1. Show! Estou lendo o livro do André Moraes, "Se Afastando da Manada"

    Vou comprar esse do Cerbasi tb!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Kindle foi uma das melhores compras que fiz, uso o mesmo site que você para baixar ebooks. Também dá pra ler no celular ou tablet usando o aplicativo Amazon Kindle.

    O livro do Cerbasi está na minha lista de leitura, acho que ainda esse ano lerei.

    O Buscapé também é uma boa dica de comparativo de preço, mas já achei preços melhores pesquisando direto no Google, usando a aba "Compras/Shopping". Ele lista o nome das lojas e os preços praticados, é bem bacana.
    Tem também aqueles sites de cashback, adoraria divulgar meu link para ganhar comissão, mas aí estraga a brincadeira do anonimato, ahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb acho que o kindle foi um dos melhores investimentos que fiz na vida... já "converti" muita gente a usar rsrsrs

      Excluir
  3. Comprei um tablet da LG de 8", para leitura dos meu e-books... é bonzinho, mas um pouco 'pesado'.. ainda assim, mais leve que um livro de porte médio..

    Estou relendo Pai Rico Pai Pobre!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a ponto frio e a C&A são lojas de varejo que vendem o kindle... se passar por alguma, faz o test drive... recomendo demais!

      Os tablets em geral tem muito brilho e de fato são mais pesados... o kindle é leve, não brilha (opaco), mas pode colocar uma luz delicada interna (não projeta pra fora tipo celular ou tablet) que ajuda muito em local escuro...

      abs

      Excluir
  4. Olá Pão Durismo, realmenteo Kindle é excelente comprei o meu em uma promoção da Amazon e estou gostando bastante e no site LêLvros ainda tem os livros no formato específico pra kindle (.mobi) e os livros na amazon são bem baratinhos tbm...

    Estou lendo Poder e Manipulação - Jacob Petry (comprei na amazon) e em breve devo fazer um review dele no meu blog!


    Abraços e Suce$$o!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O Lelivros já entrega no formato certo... eu sou viciado no meu, ehehehehe

      Excluir
  5. Só comecei a investir por causa dos livros do Cerbasi. Antes dele, eu achava que bolsa de valores era coisa de rico e eu nunca tinha ouvido falar de Tesouro Direito e Fundos de Investimento Imobiliário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tinha ouvido falar no Cerbasi, mas é o primeiro livro que estou lendo dele...
      Gostando bastante! Muito bom saber que ele já tem vários livros... com certeza influenciou muitas pessoas.

      Excluir
  6. Olá nobre confrade!

    Esse livro do Bogle é bom. Confesso que li apenas resenhas pela internet, pois a leitura totalmente em inglês é um pouco cansativa, já que meu nível é apenas intermediário. Basicamente, ele diz que se você não é um profissional do mercado, então deve investir de forma passiva em ETFs ou fundos de baixo custo, pois fazer stock picking sem ser profissional ou girar muito o patrimônio aumentam drasticamente as chances de se perder para o índice de referência. Basta dar uma volta na Blogosfera para ver a constatação desse fato.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troll,
      Correto! Até onde tenho lido, ele argumenta de diferentes ângulo a respeito do mesmo posicionamento...
      Eu falo inglês bem, mas quero adquirir vocabulário financeiro tb... então tá sendo bem legal.

      Abraço!

      Excluir
  7. Estou lendo este aqui...

    http://www.saraiva.com.br/pais-inteligentes-formam-sucessores-nao-herdeiros-7219042.html

    Pensando no Uozinho, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha
      Muito bom! Uozinho vai aprender muito com o pai!
      Depois que terminar esse do Cerbasi, vou botar o Curi na fila...

      Excluir
  8. Puts, taí uma coisa que preciso fazer: ler livros de verdade hahaha. Só tenho lido blogosfera de finanças...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cerbasi está me surpreendendo bastante... bom saber que temos uma boa literatura financeira no país!
      boa leitura e bem vindo à blogosfera!

      Excluir